sábado, 11 de setembro de 2010

Viva eu, viva tu, viva o Rabo do Tatu!


Dia feliz no blog!! Minha grande amiga que idealizou esse blog comigo, durante muitos anos na época do colégio, resolveu voltar a escrever e postar suas ideias aqui.
Mariane Borges cursou o 1° semestre de Ciências Sociais na Unifesp e agora pretende cursar algo na área de Audiovisual. É uma pessoa inteligentíssima, tenho certeza que vocês vão gostar dos textos dela.
E não podia vir em hora melhor, há menos de um mês das eleições precisamos realmente parar e refletir sobre nossas escolhas, os textos da Mari provocam essa reflexão em mim e aposto que fará o mesmo com vocês. 

Boa leitura!





Há alguns meses atrás, tive a recomendação sobre um livro que mistura psicologia, sociologia e cultura. O nome desde o princípio me chamou a atenção: "Viva eu, viva tu, viva o Rabo do Tatu!". Pode parecer um título bobo, idiota ou simplesmente bacanudo!

Mas, pelo pouco que já li, vai muito além das aparências. Roberto Freire, com sua linguagem nua e crua, nos leva sabiamente a reflexões mais profundas de circunstâncias e habitos que, por vezes, acabam tornando-se imperceptíveis de tão óbvios e presentes em nosso dia a dia. Tenho a intenção de discutir mais sobre ele porém, por hoje, fico com o capítulo inicial e que, até então, foi o que mais me chamou atenção. O autor divaga sobre um pequeno fragmento de um poema do poeta brasileiro David Calderoni:


"Hoje encontrei com meu pai

E dói pensar

O quanto ainda sou filho.

É preciso matar meu pai

Teu, nossos pais.

Mas sobretudo é preciso

Sabê-los morrer

Para não cometer suicídio."


Cada trecho dele me lembra aquelas frases, reflexões e ditados que entendemos perfeitamente porém, não conseguimos traduzir o significado com palavras ou pelo menos não tanto quanto gostaríamos. A ideia de paternalismo fica clara juntamente com a ideia do quanto isso nos faz mal. Imobiliza, acomoda e pior....não incomoda! Ou pelo menos gostamos de acreditar nisso e, na primeira tentativa de rompimento com a dependência paterna, surge o medo...o medo da independência, do caminhar com as próprias pernas, das consequências que isso pode trazer; e aí o que fazemos? Tornamo-nos dependentes novamente. A solução, portanto, seria "assassinar" essa relação desgastante e retrógrada que atinge não só o ambiente familiar, mas também acaba estendendo-se aos campos político, ideológico e social.

Como o próprio Roberto Freire diz: "são mais culpados e nocivos os chantageados que os chantagistas", daí a necessidade de "sabê-los morrer", com a consciência e a certeza de que, mais tarde, quando for a nossa vez de assumir um papel de liderança, de aconselhar e participar, também não fugiremos delegando responsabilidades e escondendo-nos debaixo de opiniões que nem nossas são. Dá medo? Claro! Mas acredito que os benefícios trazidos por essa tomada de atitude, por essa ocupação de um espaço próprio, de tomar as rédeas do próprio destino são muito maiores que qualquer outra coisa. Num mundo onde abestados e silicones ambulantes candidatam-se para nos representar no senado, num mundo onde uma morte se esquece pagando propina, num mundo onde o homem constrói sua própria destruição, enxergar a vida com os próprios olhos e não com os alheios, pode sim, fazer toda a diferença!

(Texto por Mari Borges - @mariborjao)

6 comentários:

  1. Outcοmeѕ ωill probably be shown if utіlised 30
    minutes еvery single dаy.

    my ѕite: http://www.Squidoo.com/flex-belt-review-and-discount

    ResponderExcluir
  2. Thanks for shaгing your info. I truly аppreciatе уour efforts and I ωill bе
    waiting fоr yοur further post thanκ you once again.


    my websіte - cruel-craft.com

    ResponderExcluir
  3. What's Taking place i'm new to this, I stumblеd upon thіs I've found It absolutely helpful and it has helped me out loads. I am hoping to contribute & help different users like its aided me. Good job.

    Also visit my homepage ... Blu E Cig Review

    ResponderExcluir
  4. Τhe bеlt makes usе of gel pads postioneԁ morе than the center abdominаls and
    the οutsіde obliques.

    Feel freе tο surf to my wеbsitе
    ... The flex belt

    ResponderExcluir
  5. Mοst girls get stretch marks at somе point in their lіѵеs frοm possеѕsing
    a іnfаnt.

    Check out my web blog view publisher site

    ResponderExcluir
  6. Τhanks for another eхcеllеnt artiсle.

    Thе placе else may аnybody get that type of informаtіon in
    such an iԁеаl mеthod οf wrіting?

    Ӏ've a presentation next week, and I am on the search for such info.

    my website ... Blu cigs

    ResponderExcluir