segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil



Eu sou uma pessoa que sempre bate na tecla da desconstrução de ideias.
Por que a gente tem que aprender uma verdade?
Acho que a vida é cheia de versões, olhares... eu gosto mesmo é de entender as coisas do meu jeito.
Ok, vivemos em sociedade e precisamos estar contextualizados (digamos assim)... mas se conformar com uma verdade não dá, né?
Acho que quando falamos em história descontruir verdades fica ainda mais interessante. Passamos tanto tempo na cadeira da escola ouvindo as versões mais convencionais do Surgimento do Mundo, da Descoberta do Brasil... mas o que é fato e o que é interpretação?

Outro dia chegou as minhas mãos um livro, que só pelo nome já despertou minha atenção: Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, do Leandro Narloch. O que não foi muito difícil, uma vez se tratando de: política, algo incorreto e história do Brasil, não tinha como não me chamar atenção, mesmo não sabendo muito bem o que ia encontrar ali.

Logo comecei a ler, achei bem interessante a descontrução que Leandro faz de um bocado de coisas que aprendemos como verdades absolutas. O livro vai passando por diversos temas dentro da história do Brasil, como: índios, negros, samba, literatura. E mostrando uma visão um tanto quanto diferente da nossa história.
Não é um livro daqueles que a gente devora, mas é bem interessante.

O autor, Leandro Narloch, deu uma entrevista no Jô contando várias dessas histórias, vale a pena assistir.
Dá para sacar bem a provocação que o livro faz, coisas como:

- Zumbi tinha escravos

- A feijoada é Européia

- José de Alencar era contra a abolição da escravidão



Será???

"A história não tem bons ou mals" #reflita





Nenhum comentário:

Postar um comentário