segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aprendizado de busão... hãn?



É engraçado como as pessoas ficam irritadas no transporte público. Ok, é uma merda, nem todos ali são os mais cheirosos e educados e o o transporte não é o mais eficiente, mas sabe o lance de se não pode contra ele junte-se a ele?! É o que venho praticando, há muito tempo eu adotei a política da boa vizinhança quando tô no trem ou no busão, se não iria endoiadar, afinal só para chegar na agência coloco em prática a seguinte fórmula:

ÔNIBUS + TREM + ÔNIBUS

Não to falando que me acomodei, mas enquanto todo mundo quer botar fogo quando o trem para o que faria a gente ficar sem o transporte, que apesar de não ser o melhor é o que nos leva para o trabalho todos os dias, eu tento observar a situação, treinar a paciência (confesso que às vezes da aquela vontadezinha de xingar, mas segurar a onda é importante) e aprender. Hãn??? Aprender???

É, como cidadã que gostaria de ver a cidade convivendo em harmonia e aspirante a planner que sou, descobri que a convivência nos transportes públicos tem muito a ensinar.

É a realidade nua e crua, ali na minha frente, só esperando que eu dê atenção a ela.

Mantenho meus ouvidos atentos e passo a ouvir as histórias daquelas pessoas... como foi o churrasco do final de semana, as últimas compras, o que esperam ver no jogo da copa e olha que dia de jogo na copa o trenzão não é fácil. A mulherada grita: Sai logo da porta pra esse trem andar logo que eu quero ver o Robinho!
Até descubro umas novidades interessantes das lojas de departamento que eu adoro: C&A, Renner e assim vai.

Quantas histórias de superação eu já ouvi no trem. Quantos sonhos misturados. Mães que passam o dia na rua e mesmo com aquele aperto e empurra empurra estão felizes da vida em estar indo pra casa encontrar seus filhos.

Tanta gente, tantas histórias no mesmo lugar, é até difícil escolher qual ouvir. Pode parecer um hábito feio esse de ouvir a conversa alheia, mas eu ouço mesmo, no trem/ônibus privacidade não existe. Muitas vezes quando quero dizer algo para essas pessoas eu começo uma conversa com um amigo que está comigo e derrepente vejo várias pessoas prestando atenção na conversa, pronto mensagem transmitida.

Aprendi a utilizar o 'sufoco' do dia a dia em benefício próprio, aprendizado, exercício de convivência... porque quando você para e enxerga além dos seus preconceitos percebe que as pessoas são diferentes sim e são reflexo daquilo que a vida deu a elas, mas podem abrigar um grande coração que você não se permitia enxergar por serem diferentes de você.

O cotidiano nos engole e não deixa que conheçamos as pessoas que estão ao nosso lado.

Esse exercício pode ser praticado não só no ônibus, mas no trânsito... em qualquer lugar público em que inevitavelmente todos temos que conviver.

Um comentário:

  1. Pra ser sincera. Eu sou umas das poucas pessoas que conheço que gosta de andar de ônibus.
    Eu aprecio o "passeio", e observar as pessoas.

    Beijo

    ResponderExcluir