quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Falando nisso...


Direto da Capital Federal do Brasil, terrinha que respira política. O assunto não poderia ser diferente, aqui no blog hoje, se não, nosso Brasil, brasileiro.
A gente aprende na faculdade de marketing a personificar marcas e "tipos" de consumidores. Isso na prática funciona muito dentro da agência: Se essa marca fosse uma pessoa, qual seria sua personalidade? Se uma classe fosse uma pessoa, quais seriam suas principais características? Claro que nem sempre dá para encontrar uma definição que traga todas a respostas. Mas é um método que ajuda a entender bastante os perfis das marcas, consumidores e afins.
Mas, o que isso tem a ver com o Brasil?
Esses dias, continuando a leitura do livro que falei  outro dia aqui, o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, encontrei algo parecido com o que a gente faz ao personificar marcas, mas falando do Brasil, achei bem interessante e resolvi dividir com vocês.

O autor fala de uma terapia em grupo entre países e como cada um se comportaria. Segundo Leandro, o Brasil seria:

"...o paciente que sofreria males psicológicos. Bipolar, oscilaria entre considerações muito negativas e muito positivas de si próprio. Obcecado com sua identidade, em todas as sessões aborreceria os colegas perguntando "Quem sou eu?", "Que imagem devo passar?", O que me diferencia de vocês?"

E ai, concordam?

Será essa uma definição atual, ou será, que o Brasil já começou a se encontrar?

#reflita

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