quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Tempo, nosso mano velho.



Eu simplesmente não poderia deixar de fazer esse post.
Ontem em uma das Capacitações do Conexões Senac - Competição de Empreendedorismo que estou participando - o tema pareceu ter sido feito para mim e claro para milhões de pessoas. Afinal, quem não tem seus problemas e reflexões sobre o tempo?!

Ahhh, o tempo... quantas vezes não falamos: Como o tempo está passando rápido! Não tenho tempo! E assim vamos na correria frenética que vivemos nessa cidade e em muitas outras grandes metrópoles.
O fato é que nunca vi uma abordagem tão prática e objetiva sobre a organização do tempo e uma reflexão, no mínimo interessante de se fazer, sobre o que é importante, urgente e circunstacial nas nossas vidas.
Uma das reflexões que mais gostei foi sobre os diversos papéis que temos que exercer - estudante, funcionário, filho, namorado, amigo... enfim, uma infinidade de papéis que muitas vezes (na maioria delas) alguns são deixados de lado. Quando planejamos nosso tempo (que fique claro, QUANDO), não lembramos de planejar o tempo de exercer cada um desses papéis. Não sei se é assim na vida de vocês, mas na da maioria das pessoas que conheço é o papel de amigo, filho,namorado, enfim, os papéis que temos com as pessoas que amamos e nos amam que ficam para trás, "perdido no tempo". E lá na frente, geralmente quando já não há mais tempo, MESMO, é que pensamos que deveriamos ter "amado mais, chorado mais, visto o sol nascer", como já diria Sérgio Britto e os Titãs.
Uma frase de ontem que marcou foi: "O mal uso do tempo implica em deixar as pessoas que realmente importam de lado."

É, vivemos sofrendo com a falta de tempo, até da falta de tempo psicológico. Whatá? Sabe aquele momento em que a gente até tem um tempinho, mas a estafa que a correria deixa é tão grande que vira um tempo improdutivo? É o que eu chamo de não ter tempo psicológico.

E é nesse contexto que a vida vai passando e vamos aproveitamos menos do que deveríamos, menos do que queríamos e menos do que poderíamos. Acredito que a gente pode aproveitar muito mais a vida. Porque a verdade é que não sofremos da falta de tempo e sim da má organização do tempo.

O Christian Barbosa, palestrante incrível de ontem, deu dicas práticas de como ter mais tempo (organizando melhor nosso tempo) e que me fizeram acreditar muito no resultado (já estou colocando em prática e depois conto se deu certo mesmo, mas acredito que vai).

Claro que eu não ia esconder o ouro. O Christian disponibiliza muita coisa bacana na internet e também é autor de vários livros que já entraram para minha listinha de compras. Aí, vão os links (neles vocês encontram os títulos dos livros também), aproveitem muito e lembrem-se que o segredo está na disciplina e vontade de cada um ;)

#ficadica


http://blog.maistempo.com.br/

http://www.vocecommaistempo.com.br/






2 comentários:

  1. Parabéns pelo post menina, muito bom! =)

    Não sou muito de comentar mas não poderia deixar este passar... este tema realmente poderia ser discutido por muitas horas, é bem subjetivo.

    Depois diga se as dicas do palestrante surtiram efeito na sua vida.

    Continue assim, crescendo.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Dani fiquei contente de saber q vc tbm tem um blog e triste por vc não ter me avisado antes, mas tudo bem.

    Achei fantástico o post e vou divulgar seu blog no meu como indicação de leitura para a galera que acompanha o Negócios & Network.

    Parabéns!! Continue assim evoluindo!!!

    Mega beijo pra vc!!

    ResponderExcluir